quinta-feira, 8 de abril de 2010

Náutico goleia e garante classificação


Desta vez o Náutico não vacilou. Mesmo tendo jogado pouco mais da metade do jogo com um jogador a menos, o time foi organizado e valente para golear o Central por 4x1 nesta quinta-feira (8). O resultado classificou os alvirrubros para as semifinais do Pernambucano e devolveu-lhe a vice-liderança, com 37 pontos. O Santa Cruz também foi beneficiado e confirmou sua passagem para a próxima fase sem precisar entrar em campo.

O jogo começou, como até era esperado, um tanto quanto tenso. Pressionado pelos maus resultados, o Náutico tentava acelerar de forma equivocada: lançando bolas longas ao invés tocar rápido e fazer bem os deslocamentos. Isso favorecia a defesa do Central. Apenas o meia Dinda tentava conduzir mais a bola. Porém, sem ter com quem dialogar, não tinha muito resultado.

Num contra-ataque, o time alvirrubro acertou o pé e imprimiu o jogo rápido que se esperava. Carlinhos Bala avançou e cruzou rasteiro. Bruno Meneghel fechou no meio de dois zagueiros e completou para o fundo das redes. O cronômetro marcava 14 minutos. Só que apenas dois minutos depois de construir o gol, Bala foi expulso ao jogar a bola em Elton. Por azar, ela foi no rosto do centralino. O juiz viu e expulsou o capitão timbu.

A perda de um jogador prejudicou mais o ânimo dos jogadores alvirrubros do que os aspectos técnico e tático. O time até que não abandonou o ataque, mas afobou-se na hora de marcar. Isso refletiu-se de forma marcante no goleiro Gustavo. Aos 25 minutos, ele saiu atabalhoado e deixou a meta escancarada para Rafinha chutar. No entanto, Daniel apareceu para fazer um corte providencial.

Aos poucos o Central começou a explorar a vantagem númerica, principalmente no meio de campo. O técnico Adelmo Soares optou por não mexer no time e manter cinco jogadores no meio. O que faltou à Patativa foi acertar o passe final. Por isso, a maior posse de bola depois da expulsão não se traduziu em pressão.

No segundo tempo o técnico Adelmo Soares pôs o Central, ao menos no papel, mais ofensivo com a entrada de Gil no lugar de Geovani. Já Alexandre Gallo mexeu duplamente. Hamilton e Geílson entraram nos lugares de Gomes e Rodrigo Dantas. A conversa no vestiário também ajudou, pois o Náutico voltou melhor distribuído e, principalmente, mais ligado na partida.

Isso refletiu-se logo em gol. Aos 12 minutos, Daniel sofreu falta e ele mesmo foi para a cobrança. Lançou certeiro na cabeça de Vinícius, que não desperdiçou e fez 2x0. Antes que a situação complicasse de vez, o Central diminuiu. Aos 14, Élton bateu falta com força e a bola passou pelo meio da barreira. Gustavo não teve chance de defesa.

Através de uma cobrança de falta novamente com Élton, o Central teve uma grande chance de empatar. Aos 19 ele chutou e a bola desviou na barreira. Souza pegou a sobra mas chutou errado. A reação centralina sofreu um duro golpe aos 23 minutos. Geílson recebeu de Bruno Meneghel e estava pronto para marcar quando foi derrubado por Fernando Pires. O árbitro Carlos Costa titubeou mas marcou pênalti, além de expulsar o jogador alvinegro.

Na cobrança, Bruno Meneghel bateu no canto direito e não desperdiçou. Nem demorou muito para o time de Caruaru cometer outra penalidade. Aos 30 minutos, Daniel entrou na área e foi derrubado pelo goleiro Isaías. Desta vez a cobrança ficou a cargo de Geílson, que, assim como Meneghel, também acertou o canto: 4x1.

Depois disso, o Central até que tentou deixar uma boa imagem e apagar a goleada, mas não tinha mais forças. Geílson ainda pôde fazer mais um, porém acertou o travessão. No rebote, Hamilton chutou em cima da zaga.

Ficha do jogo:

Náutico: Gustavo; Daniel, Diego Bispo, Vinícius e Márcio Tinga; Gomes (Hamilton), Ramirez (Nílson), Dinda e Carlinhos Bala; Bruno Meneghel e Rodrigo Dantas (Geílson). Técnico: Alexandre Gallo.

Central: Isaías; Geovani (Gil), Paiva, Sidney e Pintad (Peixoto); Souza, Fernando Pires, Elton, Guego e Rafinha; Paulão (Felipe Espada. Técnico: Adelmo Soares.

Local: Aflitos. Árbitro: Carlos Costa. Assistentes: Pedro Wanderley e Alcides Lira. Gols: Bruno Meneghel, aos 14 do primeiro. Vinícius, aos 12; Élton, aos 14; Bruno Meneghel, aos 25; Geílson, aos 30 do segundo. Cartões amarelos: Daniel, Ramirez, Hamilton, Vinícius, Isaías, Peixoto, Paiva, Sidney e Geovani. Expulsões: Carlinhos Bala e Fernando Pires. Renda: R$ 13.110. Público: 5.827.

Nenhum comentário:

Postar um comentário