sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Náutico mais uma vez perde por causa da arbitragem

Num jogo com cara de zero a zero, o Náutico foi derrotado pelo Botafogo com um gol em um pênalti no mínimo duvidoso na noite desta quarta-feira, pela 32ª rodada da Série A. O resultado de 1 x 0 para o Botafogo aumenta para três pontos a distância do Náutico para a saída da zona do rebaixamento.

Depois de fazer um bom primeiro tempo, a equipe alvirrubra abdicou do jogo ofensivo na segunda etapa. Defendendo-se e esperando matar a partida no contra-ataque, o Timbu não conseguiu levar muito perigo ao Botafogo.

O adversário, mesmo se conseguir desenvolver boas jogadas, chegou à vitória com um gol de pênalti aos 26 minutos do segundo tempo. O árbitro Leonardo Gaciba marcou pênalti de Johnny sobre Diego, num lance, no mínimo, duvidoso. O jogador adversário cavou o pênalti. O volante alvirrubro até parece que vai calçar o jogador, mas uma das imagens mostra claramente que o pé do jogador alvirrubro não atinge o jogador adversário.

E não foi só o pênalti. No primeiro tempo, o Náutico teve um impedimento marcado de forma errada num lance em que Tuta chuta para o gol. E viu o árbitro ser muito brando ao não expulsar o goleiro Jefferson, num carrinho que deu em Carlinhos Bala, de fora da área, passível de expulsão tanto pelo perigo que representou e pelo fato de que o atacante já não tinha defensores entre ele e o gol.

Apesar de toda a crítica que possa (e deva) ser feita à arbitragem, o Náutico não pode culpar o árbitro pela derrota, sobretudo porque teve um rendimento muito baixo na segunda etapa. Foi prejudicado, mas se complicou por ter deixado de jogar em busca do gol.

Pode-se dizer que o árbitro botou fogo nos planos do Náutico. Mas o Timbu não fez a sua parte no segundo tempo, e esse foi o principal motivo da derrota

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Náutico joga com raça e consegue vencer o lider

O Náutico não tomou conhecimento do líder do Brasileirão e acabou vencendo o Palmeiras nesta tarde, nos Aflitos, por 3x0. Com o resultado o timbu vai a 29 pontos, ganha um novo ânimo para buscar o Botafogo com 32 pontos, e assim deixar de uma vez a zona de rebaixamento pra trás.

Desde o início da partida o alvirrubro tomou a iniciativa e imprimiu um ritmo forte forçando o time paulista a recuar e sofrer contra-ataques de muita velocidade pelo lado alvirrubro. Com maior volume de jogo, o Náutico logo conseguiu o primeiro gol. Aos 6min, em lance de bola parada, o zagueiro Cláudio Luiz abriu o placar, gol que traduzia a ampla superioridade do time.

Depois do gol, o timbu acabou dando uma recuada fazendo com que a partida se equilibrasse. Após boa jogada de Robert que bateu forte, o goleiro Gledson foi forçado a fazer ótima defesa. Com o lance de perigo o Palmeiras partiu para o empate e acabou surpreendido, pois, ainda no final do primeiro tempo, Carlinhos Bala fez bela jogada pela esquerda e achou Bruno Mineiro, que estufou a rede do goleiro Marcos, 2x0.

Para a segunda etapa o técnico Geninho colocou o volante Rudnei na vaga de Aílton que nervoso acabou errando muitos passes na primeira etapa. Assim, o time alvirrubro ganhou na marcação fazendo com que o líder do campeonato não encontrasse espaço pra chegar à meta alvirrubra.

Aos 17min, Irênio cobrou falta na cabeça de Bruno Mineiro que, em posição legal, fez o seu segundo gol na partida e praticamente definiu o jogo em favor do time da casa ampliando o placar para 3x0. O gol abalou o Palmeiras que daí pra frente pouco produziu. Satisfeito, o Náutico só tocou a bola, para a alegria dos mais de 17 mil torcedores que compareceram ao local, que vibraram aos gritos de "olé" a cada toque dos alvirrubros.

FICHA TÉCNICA

NÁUTICO: Gledson; Vagner Silva (Marcio), Asprilla e Cláudio Luiz; Patrick, Derley, Aírton (Rudnei), Irênio (Mariano Torres) e Michel; Carlinhos Bala e Bruno Mineiro. Técnico: Geninho

PALMEIRAS: Marcos; Maurício, Danilo e Marcão; Figueroa (Wendel), Souza (Sandro Silva), Jumar, Cleiton Xavier e Willians; Robert e Ortigoza. Técnico: Muricy Ramalho

Data: 12/10/2009 (segunda)
Local: estádio dos Aflitos, no Recife (PE)
Árbitro: Wagner Tardelli Azevedo (SC)
Assistentes: Márcia Lopes Caetano (RO-Fifa) e Kleber Lucio Gil (SC)
Público: 17.027 torcedores
Cartões amarelos: Marcão, Figueroa, Souza, Maurício (Palmeiras), Irênio, Cláudio Luiz, Bruno Mineiro (Náutico)
Gols: Cláudio Luiz (N) aos 6min e Bruno Mineiro (N) aos 42min do primeiro tempo; Bruno Mineiro (N) aos 17min do segundo tempo.